É opinião quase unânime que a melhor bebida para acompanhar uma boa refeição é o vinho. As poucas exceções são alguns pratos tradicionalmente acompanhados de cerveja, como a feijoada e o churrasco, onde mesmo assim o vinho certo pode ser um bom parceiro. Para muitos, o mais complicado é saber qual vinho para qual prato. A verdade é que depois de definidas algumas harmonizações, os casamentos tornam-se consagrados. Queijo azul com Porto, caviar com Champagne, queijo de cabra com Sancerre, ostras com Chablis, Codornas com Pinot Noir e crème brulêe ou foie gras com Sauternes são combinações clássicas e mundialmente aceitas. Fora essas existem centenas de outras, mas sempre com vinhos. E quanto ao charuto? Qual a bebida que mais se harmoniza com um puro?
Praticamente todos que fumam charuto bebem durante as baforadas. Existe portanto uma certa afinidade entre ambos, talvez porque charutos são normalmente fumados em bares ou depois de jantares. Fumantes de cigarros normalmente precisam tomar café antes da primeira tragada da manhã. Isso já é uma preparação, pois sem o café o cigarro cai mal. Há algum tempo, uma revista de gastronomia resolveu promover a degustação de um charuto com várias bebidas. Foram servidos um Single Malt Whisky, Rum, Porto, Cognac e Armagnac. Houve opiniões divergentes até que alguém sugeriu servirem um café. A partir daquele momento, as opiniões ficaram mais discrepantes ainda, com troca das preferências iniciais.
O teste mostrou que com o charuto não acontece o mesmo quando o assunto é comida, ou seja, não há uma preferência marcante para algum tipo de bebida. No máximo alguns gostam mais de bebidas doces e outros de bebidas secas. Em locais exclusivamente destinados ao apreciador de charutos, a bebida é presença obrigatória e até exagerada nas variedades. Para confirmar, basta folhear uma revista de gastronomia e outra de charutos: na primeira, mais de 95% das bebidas anunciadas são vinhos; na de charutos tem de tudo, todos os destilados e até vinhos. Embora Cognac, Porto e Rum sejam as favoritas, café, cervejas premium, grappa, poire e outros álcoois brancos também são apreciados. Portanto, estão igualmente certos aqueles que reconhecem ser o vinho o acompanhamento ideal para pratos como os apreciadores de charuto com sua bebida favorita, seja ela qual for.
Nenhum comentário:
Postar um comentário